Águia x Gavião x Falcão: quais as diferenças?



Com muitas diferenças morfológicas e comportamentais, águias, gaviões e falcões são termos populares para nomear aves de rapina da ordem Accipitriformes. A classificação taxonômica é um pouco controversa, mas no geral são aves predadoras que possuem bicos fortes, garras afiadas e visào bastante desenvolvida.

 

Habitam vários ambientes que vão desde florestas, áreas montanhosas e desertos, até centros urbanos. No geral, a fêmea é maior e mais pesada que o macho, e se distinguem na classificação devido a características genéticas, comportamentais, morfológicas, anatômicas e reprodutivas.

 

As águias são aves de rapina de grande porte da ordem Accipitriformes. Grandes e imponentes, possuem bico grande e robusto, garras poderosas e asas compridas. Caçam presas maiores como macacos, preguiças, gambás, tatus e pequenos carnívoros, e usam as garras para matar as presas por perfuração.

 

Os gaviões são várias espécies de rapinantes de médio e pequeno porte da ordem Accipitriformes. São morfologicamente semelhantes as águias, mas são menores no porte. Caçam presas menores como roedores, pequenas aves e insetos, e semelhante as águias, usam as garras para predar o alimento.

 

Os falcões são espécies da ordem Falconiformes, família Falconidae. Pequenos e ágeis, são adaptados para vôos velozes. Possuem bico curto, afiado e dotado de estrutura pontiaguda que serve para matar as presas. Não constrói ninho, e um exemplo curioso de falcão é o Carcará (Caracara plancus), que de acordo com as características é um falcão, e não um gavião.