Benefícios da castração para coelhos



Os coelhos domésticos são presença garantida nos lares há um bom tempo, e seus proprietários sempre carregam algumas dúvidas acerca da criação de um modo geral. Nos tempos modernos, com o advento da internet “onde quer que esteja”, estamos cercados de informações incorretas, o que pode acarretar em prejuízos para a saúde do seu coelhinho.

Afim de contribuir um pouco e atendendo alguns pedidos, resolvemos falar sobre a castração de coelhos, seus benefícios e cuidados. O procedimento existe sim, assim como nos cães e gatos, traz benefícios semelhantes e deve ser considerado necessário!

Os coelhos são animais prolíferos, ou seja, procria e gera filhotes com certa facilidade, e rapidamente propaga o número de animais. Numa gestação, a coelha pode gerar em média 6 filhotes, e logo após o parto, a fêmea já fica fértil novamente. Para evitar a superpopulação, é conveniente optar pela castração.

O coelho macho, próximo de alcançar a maturidade sexual, começa a exibir comportamentos característicos da manifestação de dominância e marcação de território. Pode ser que se torne agressivo, e comece a montar nas pernas dos donos, morder, bater os membros posteriores no chão por vezes, emitir sons característicos, urinar em vários lugares e ficar estressado mais que o habitual.

Coelhos são animais muito sensíveis ao estresse, e podemos observar desmaios depois de algumas situações que acabam exigindo exercício intenso ou esforço. Ter um coelho em constante estado de alerta, brigando por território ou na espera por reproduzir, não é benéfico, e pode diminuir sua expectativa de vida.

As fêmeas por sua vez sofrem tanto quanto as cadelas e gatas com infecções uterinas. Seu ciclo reprodutor é mais parecido com das gatas, que é ovulação induzida, mediante estímulo sexual do macho durante cobertura.

Podemos destacar tumores de mama e de úteros, além de cistos nos ovários entre as principais patologias encontradas nas coelhas, o que fatalmente levam a infecção uterina, a famosa piometra.

Para diagnosticar corretamente todos os problemas mencionados, é necessária avaliação clínica por médico veterinário especializado, exames complementares de sangue para verificar a saúde do animal, e ultrassonografia abdominal, realizada por profissionais capacitados, pois a anatomia das coelhas difere da de cadelas e gatas.

A cirurgia consiste na retirada de testículos dos machos e nas fêmeas, são removidos úteros e ovários. O ideal é que seja feita por equipe experiente, portando equipamentos e materiais necessários, anestesia inalatória e toda segurança para um bom procedimento cirúrgico. É uma cirurgia segura e a mortalidade é mínima.

Os cuidados no pós-operatório em casa devem ser seguidos à risca, como verificar alimentação e consumo de água, sendo indicado oferecer feno ou verduras de folha verde escuro, alimentos fibrosos. É recomendado que permaneçam em local tranquilo e seguro, restringindo movimentos de corridas e saltos.

De um modo geral, coelhos castrados vivem mais e são mais saudáveis. Se tornam melhores companheiros, conseguimos controlar comportamentos desagradáveis e estressantes para os bichos, o que pode contribuir para se tornarem melhores companhias para outros coelhos também.

São animais sociais e é benéfico que possam desfrutar da companhia de outros coelhos, desde que não haja brigas por dominância, principalmente se forem do mesmo sexo.