Considerações sobre a alimentação dos jabutis



Os jabutis são bichos onívoros que se alimentam de vegetais e outros animais, sendo capazes de metabolizar nutrientes de diferentes alimentos. É uma característica importante em relação a sua sobrevivência na natureza.


A alimentação deve ter como base as fibras dos vegetais e verduras (brócolis, espinafre, couve), sendo oferecidas em maior quantidade do que os outros itens, 3 ou mais vezes por semana. Frutas e legumes devem ser oferecidos em uma proporção menor, em média 2 a 3 vezes na semana.


Por último e não menos importante, a proteína animal, que deve ser oferecida uma vez por semana, e pode ser diversificada entre ovos, carne (com suplementação de cálcio), camundongos neonatos e ração própria para jabutis. Lembrando sempre que até os 2 anos de idade os jabutis não devem receber frutas e legumes devido ao teor dos carboidratos, sejam os simples ou os complexos.

 

No jabuti filhote, o foco deve ser nas fibras das verduras e vegetais de cor verde-escuros, como por exemplo escarola, almeirão, couve folha, folhas de amora, folhas de hibisco, broto de feijão cultivado em casa e ração própria para jabutis duas ou três vezes por semana. Não se preocupe caso o jabuti venha a comer as próprias fezes ou as fezes de outro jabuti, é um comportamento comum nessa espécie.

 

Após 2 anos de idade, já bem desenvolvido e forte, outros itens alimentares podem ser inseridos na dieta com cautela. É importante sempre observar as fezes do seu jabuti, algum alimento inadequado ou em quantidade além do ideal podem causar diarréia e distúrbios gastrointestinais.