Cuidados adequados com os patos de estimação



Pode parecer estranho ou curioso, mas criar patos como animais de estimação é perfeitamente possível, cativante e divertido. São aves muito sociáveis e que também merecem atenção e cuidados especiais relacionados com sua saúde e bem-estar.

A capacidade de adaptação desses bichos e a dedicação dos tutores podem proporcionar uma vida feliz. É imprescindível proporcionar um meio aquático adequado, como um lago ou uma piscina. Precisam nadar diariamente e se limpar, além de caminhar e exercitar seus músculos com frequência.

A higiene é uma das necessidades mais importantes. Recomendamos a limpeza do seu cantinho, comedouro e bebedouro com frequência. Podem adoecer facilmente em um ambiente sujo.

Preferem viver acompanhados, pois são animais muito sociáveis. Então o ideal é adotar no mínimo dois, com espaço e condições ideais de acordo com o número de animais. Também precisam de um local de refúgio, que seja coberto e sirva de abrigo em situações climáticas adversas e evitar que estejam expostos ao ataque de outros animais.

A alimentação também requer cuidados especiais. Não deve se basear somente em ração, devemos incluir também frutas, verduras, cereais não processados, peixes e plantas aquáticas, com necessidades diferentes ao longo da vida.

Por último e não menos importante, a medicina preventiva e as visitas periódicas ao médico veterinário especializado estão entre as necessidades dos patos.