Cuidados e dicas para criar chinchilas



As chinchilas são roedores que têm boa expectativa de vida: de 10 a 20 anos, se bem cuidadas.
Devem ser criadas em gaiolas altas o bastante para permitir que o bicho escale, com diversas prateleira em diversas alturas, para que possam utilizar a sua habilidade do salto.

São bichos herbívoros e os dentes crescem continuamente. É importante que sempre haja feno de capim, alfafa ou capim fresco disponível para as chinchilas se alimentarem, pois além do desgaste dos dentes, as fibras estimulam o correto funcionamento do sistema digestivo e auxiliam na prevenção de disfunções doenças gastrointestinais.

Devemos oferecer uma boa ração, que geralmente são em formato de pequenos cilindros, ligeiramente mais compridos que as rações para coelhos e porquinhos da Índia, o que ajuda, já que as chinchilas tem o hábito de segurar o alimento com os dedos. Guloseimas açucaradas e grãos não devem ser oferecidos em grande quantidade. A água deve ser oferecida em bebedouro e ser renovada todos os dias.

O enriquecimento das gaiolas é fundamental. Devemos oferecer casinhas, redes, potes, tubos, galhos e brinquedos para se divertirem. No seu recinto, vão se limpar com uma areia especial para chinchilas. Nunca se deve dar banho com água, exceto em casos extremos, a critério do médico veterinário.

Tem dúvidas sobre a criação e prevenção das doenças nas chinchilas? Entre em contato com a Bicho Vivo!