É normal minha "tartaruga" ficar sem comer no frio?
A" tartaruga de aquário" (que na verdade é um cágado) também conhecida como "Tigre d'água" é um réptil, e sendo assim, depende de calor externo para regular a temperatura corporal, e assim manter o metabolismo funcionando.
Nas épocas mais frias do ano, é esperado que o bicho seja afetado caso não exista uma fonte externa de calor boa o suficiente para suprir as necessidades fisiológicas e então sentir fome naturalmente. As tartarugas necessitam do calor e dos raios UV diretamente do sol, ou de uma lâmpada especial que emita calor e raios UV, semelhante ao sol.
Para ter um apetite saudável, além de aquecimento, as tartarugas também precisam de iluminação. No outono e no inverno, épocas onde o frio aparece e os dias são mais curtos que as noites, pode ser necessário utilizar luz e aquecimento artificiais, dependendo da região.
Fique atento aos sinais de doença e chame o Médico Veterinário para consultas regulares, pois se houver doenças, deverá tratar da maneira correta e assim o bicho poderá viver por muitos anos. Além de verificar se o ambiente e o manejo está adequado para a espécie, devemos ser um pouco mais criativos na hora de elaborar a refeição do seu bicho, pois os cágados do gênero Trachemys devem receber uma dieta balanceada composta por carne e vegetais, podendo diversificar entre moluscos, frutos do mar e plantas aquáticas.