Febre maculosa: eliminar as capivaras resolve o problema?
Nas últimas semanas, um número de casos de febre maculosa envolvendo óbitos no interior de SP chamou atenção, fazendo com que surgissem muitas dúvidas. A febre maculosa é uma doença causada por bactérias e transmitida por meio da picada de algumas espécies de carrapatos, que podem ser encontrados em bois, cavalos, cães, gambás e também nas capivaras.
As capivaras não transmitem a doença, e sim o carrapato que é o transmissor. O carrapato infectado pica a capivara, transmite a bactéria, se multiplica e dissemina pela região, infectando outros animais e humanos. A remoção da população de capivaras de algum local sem qualquer estudo ou critério técnico não é uma medida recomendada devido a sua ineficácia e aos riscos. O controle ecológico e adequado das populações leva tempo, e alguns fatores devem ser criticamente avaliados.
Aspectos ambientais e epidemiológicos contribuem para que o interior de São Paulo seja um dos pólos de febre maculosa do país não é de hoje. A recomendação é redobrar os cuidados ao visitar alguma região onde os carrapatos são mais comuns, como áreas rurais ou de matas. Tentativas de combate aos carrapatos como uso de carrapaticidas no ambiente ou queimadas na vegetação traz mais prejuízos do que ajuda de fato.
Se cuidem e cuidem dos seus bichos!