Junho violeta - prevenção das doenças oculares nos bichos



O mês de junho traz um alerta sobre a conscientização da prevenção das doenças oculares nos bichos. Aves apresentam uma estrutura ocular diferenciada, sendo consideradas praticamente "um olho que voa". Podem sofrer muitos distúrbios diferentes, seja devido a uma lesão no próprio olho, ou a uma doença no organismo que pode afetar os olhos posteriormente.

 

Conjuntivite, uveíte e catarata estão entre as doenças oculares mais comumente encontradas nas aves.Infecções bacterianas, fúngicas, virais e deficiências nutricionais são causas comuns de formação de tais alterações e distúrbios oculares. Apesar dos sintomas localizados nos olhos como inchaço das pálpebras e formação de bolhas no cantinho dos olhos, provavelmente existem sinais clínicos generalizados que devem ser investigados.

 

Se a sua ave mostrar sinais de desconforto ou sintomas de alguma doença ocular, como olhos fechados, inchaço, ficar vermelha, descarregar uma substância ou piscar mais que o normal, deve ser examinada pelo médico veterinário especializado imediatamente.Colírios ou pomadas oftálmicas podem ajudar, mas em muitos casos não resolve o problema.