Manejo e controle populacional de capivaras



A capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é um conhecido roedor herbívoro generalista de grande porte, de hábito semi-aquático, que ocorre em todo Brasil. Vive em bandos de cerca de 15 a 20 animais, com uma organização social constituída por um macho dominante e várias fêmeas, além dos jovens e subadultos.

 

Se reproduzem o ano todo, e além da alta capacidade reprodutiva, os hábitos alimentares generalistas e a facilidade para adaptação em ambientes urbanos ou proximidades, desde que suas necessidades ambientais atendidas, são alguns fatores que contribuem para sua proliferação descontrolada, muitas vezes prejudiciais à saúde pública.

 

Com frequência somos procurados para ações de manejo e controle populacional de capivaras, visto que é uma espécie causadora de dano agrícola e disseminadora de carrapatos. O desequilíbrio ecológico de uma única espécie desencadeia uma série de eventos que amplia o desequilíbrio para todo o ambiente, com grande risco à saúde pública.

 

Para tal ação de manejo, é importante ter conhecimento sobre a biologia da espécie, sua formação, organização e comportamento social, e partir daí traçar um plano de manejo condizente com a realidade de cada caso. De nada adianta ações sem embasamento técnico e científico, como por exemplo apenas retirar os animais do local, o que pode ser configurado como crime ambiental e quem executar tal procedimento sem as devidas licenças pode responder.

 

Ações de retiradas parcial ou totalmente drásticas não atingem o resultado esperado, e logo as populações são estabelecidas novamente, podendo ocorrer inclusive o agravamento da infestação por carrapatos em animais domésticos e pessoas.

 

Áreas públicas como parques, margens ribeirinhas, campus universitários e condomínios são territórios potenciais destes animais. A presença destes animais sem controle de ectoparasitas favorece o risco da disseminação de febre maculosa, zoonose possivelmente fatal e um problema de saúde pública.

 

A BICHO VIVO CONSULTORIA pode oferecer uma solução pautada em conhecimento técnico, experiência, valores e princípios éticos que vão de encontro com as questões ambientais, sociais, direito dos animais e saúde pública.

 

Desenvolvemos um plano de manejo e controle populacional de acordo com o caso, estabelecendo um programa que conta com métodos efetivos para controle do problema, e para tal, temos a disposição equipe treinada, equipada e organizada. Assim, reduzimos o risco de incidentes e aumentamos a possibilidade de sucesso!