Muda natural das penas



As penas são estruturas epiteliais especializadas que formam o revestimento externo do corpo das aves. São consideradas entre as mais complexas estruturas tegumentárias encontradas nos vertebrados e distingue o grupo das aves dos demais seres vivos.

Estão localizadas em setores bem definidos, embora pareça cobrir o corpo todo do animal, e auxiliam no voo, isolamento térmico, proteção, exibição para reprodução e comunicação.

Semelhante com o que acontece em outras estruturas de outros organismos vivos, as penas das aves não permanecem as mesmas ao longo de toda sua vida. São substituídas e o processo é conhecido como muda de penas, natural em todas as espécies de aves.

Geralmente se inicia com o término do período reprodutivo, que coincide com a chegada do outono e mudança no fotoperíodo, dias mais curtos que a noite.

Em cativeiro o processo de substituição das penas tende a ser mais rápido, e durante esse período as aves ficam fragilizadas, pois há mudanças fisiológicas importantes, exige gasto de energia, nutrientes e tempo. As penas novas são bastante vascularizadas, e um manejo inadequado ou corte de penas pode levar a fratura de canhão e sangramentos.

A recomendação é sempre uma dieta balanceada o ano todo para as aves. A produção de novas penas requer muitos nutrientes, por isso uma dieta balanceada e saudável é fundamental. É importante que as aves fiquem em ambiente agradável, tranquilo e longe de estresse.

Outros fatores podem interferir negativamente na muda como ectoparasitas, endoparasitas, temperatura, iluminação inadequada, distúrbio hormonal, fungos, vírus e bactérias. Sempre que possível, o ideal é avaliação e check-up geral por um médico veterinário especializado para garantir a saúde das aves!