O clima e as doenças respiratórias em roedores e coelhos



As doenças respiratórias são comuns em roedores e coelhos de estimação, sendo a causa mais comum de atendimento desses animais nessa época. Apesar do risco estar presente em qualquer época do ano, clima frio, seco e mudanças bruscas de temperatura afetam diretamente as defesas do organismo dos bichos, e o risco de contrair doenças respiratórias aumentam.


Os sintomas envolvem espirros, cansaço, secreções nasais e oculares causadas por irritação das vias respiratórias. Alguns indivíduos podem ser mais sensíveis do que outros. Proteja seus bichos, fique atento aos sintomas e procure sempre atendimento especializado.

 

Um importante alerta: nunca medique seu animal de estimação sem consultar um médico veterinário. O organismo dos bichos responde de maneira diferente aos remédios antigripais para humanos, podendo causar sérios danos e até levar os animais ao óbito. Entre os principais danos ocasionados pelas medicações indevidas estão falência hepática, renal, gastroenterite hemorrágica e úlceras.

 

Devemos sempre oferecer alimentação e hidratação adequados para fortalecer o sistema imunológico dos bichos, para que assim possam suportar os períodos críticos ao longo do ano com a saúde em dia.