Setembro vermelho: mês de prevenção das doenças cardiovasculares



A campanha "Setembro Vermelho" tem como objetivo conscientizar sobre as doenças cardiovasculares que acometem os bichos. Os distúrbios cardíacos são relativamente frequentes nos ferrets (furão europeu) de idade média e avançada, sendo a cardiomiopatia dilatada a principal doença cardíaca da espécie. Cardiomiopatia hipertrófica, valvopatias e o "verme do coração" também ocorrem nos ferrets. 

Não temos muitas informações disponíveis e ainda é tudo muito incipiente, mas as doenças cardíacas também acometem outras espécies, principalmente hamsters, porquinho da Índia e gerbil. Apesar de ser mais comum em animais mais velhos, as alterações cardiovasculares podem afetar os bichinhos de todas as idades, e os primeiros sintomas nem sempre são evidentes. 

Geralmente o coração dos animais acometidos têm uma incapacidade de bombear sangue o suficiente para suprir a demanda do organismo, gerando uma série de alterações indesejáveis. Destacamos a importância do acompanhamento veterinário ao longo da vida do bicho, e a realização de exames complementares como radiografia, ecocardiograma e eletrocardiograma